ESCOLA DE FORMADORES "BOM PASTOR"


O curso para formadores em Seminários e Casas de Formação é promovido pela OSIB (Organização dos Seminários do Brasil) Sul 1 em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté e nós, responsáveis pelas Casas de Formação, tivemos a oportunidade de participar desta que já é a terceira escola, realizada em três módulos que aconteceram nos meses de janeiro e julho de 2011 e janeiro de 2012, com duração de quinze dias para cada módulo. Os objetivos propostos são: - promover a revisão e atualização do processo formativo; - aprofundar temas de antropologia, pedagogia, teologia e espiritualidade relacionados à formação; - criar condições para o agir pedagógico na formação.
Cada um dos módulos tinha sua temática  Formação e Vocação -  Formação e Espiritualidade - Formação e Missão  sempre enfocada a partir das áreas da antropologia, da cristologia, da eclesiologia e da psicologia, abordando principalmente as questões da pós-modernidade. A grande preocupação é capacitar os formadores para que orientem e capacitem os formandos para que sejam presbíteros que respondam evangelicamente num mundo que vive “uma mudança de época”. A partir de uma cristologia que ensine o caminho do discipulado e da missionariedade, pois o Cristo chama para a convivência e o envio. Assim, a Igreja é o lugar de formação para a resposta vocacional.
Muitos foram os assessores que partilharam suas reflexões e experiências nestes dias de curso cujas presenças poderiam ser destacadas: dom Carmo, Bispo de Taubaté, que até o final de 2011 foi o responsável pela OSIB CNBB Sul 1, sempre disponível para as celebrações de abertura e conclusão dos módulos e aula inaugural; dom Leonardo, Bispo Auxiliar de Brasília, expondo sobre as Diretrizes (doc. 93 CNBB); os teólogos Pe. Alfonso Garcia Rubio, Pe. Paulo Suess; os psicólogos Pe. Alex Rodriguez Vargas (CELAM), Enio Brito, Gaston de Mézerville (Costa Rica) e Dra. Eliana Massih e a convivência nos intervalos com o Pe. Zezinho com suas muitas histórias e experiência de vida. A missa de encerramento aconteceu no dia 27 de janeiro de 2012 e foi presidida por D. Sergio Krzywy, Bispo de Araçatuba, responsável pela OSIB regional Sul 1.
A dinâmica do curso é promover a troca de experiências entre os participantes, por isso a maioria fica hospedada na Casa de Formação dos Dehonianos. Tivemos, com isto, a oportunidade de conhecer realidades formativas das diversas regiões do Brasil e de muitas dioceses, desde Belém (PA) até Santo Ângelo (RS). A partilha das experiências e dos fatos vividos nos seminários foram muito importantes para o aprendizado. Éramos divididos em grupos para a organização e preparação da liturgia. O que chamou a atenção da equipe organizadora foi a presença no grupo da maioria dos padres com menos de três anos de ordenação, o que não ocorreu nos módulos anteriores.  
Foi uma experiência enriquecedora e que certamente irá ajudar muito no processo formativo dos futuros Presbíteros de nossa Diocese. Foram dias um pouco cansativos, pois as aulas aconteciam durante o dia todo e, às vezes, à noite, mas muito importantes e certamente úteis para a formação, segundo avaliação final dos participantes. A gratidão sempre oportuna a dom Antônio Fernando que possibilitou a nossa participação neste curso.

Pe. Paulo Miki - Reitor da Casa de Teologia

NOVOS COLABORADORES


 
Perante os desafios desta “mudança de época” em que estamos vivendo, diante das novas realidades e situações em que a Igreja constantemente precisa enfrentar, a formação dos seminaristas, futuros presbíteros de nossa Igreja é essencial para o diálogo entre a sociedade e a religião.
       Para tal, nós seminaristas poderemos contar com uma mão amiga em nossa formação: se trata do Pe. Sinval da Silva Júnior. Pe. Sinval possui mestrado em Filosofia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e este ano dará suporte no seminário, de modo a tentar suprir as carências intelectuais apresentada pelos seminaristas. Agradecemos também à Prof. Lucy Ramos Marchetto Coltri da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima de Monte Alto, que revisará a partir do próximo mês os artigos deste nosso informativo.
            Bendito o que vem em nome do Senhor! Seja bem vindo Pe. Sinval! Nós o aguardamos e acreditamos no grande bem que o seu suporte nos trará!
            Muito obrigado Prof° Lucy por sua disponibilidade. Que Nossa Senhora do Carmo interceda sempre por ti!

Caio Antonio Veiga dos Santos - 1º FIL

ViSUALIZAÇÕES