O Reitor do Seminário - Teologia Pe. Marcelo Adriano Cervi

Novembro na Casa de Formação

Também se vivenciam momentos únicos como a expectativa dos que terminam o Propedêutico e, se aprovados, passam para a Filosofia e, ainda, os que da Filosofia passam para a Teologia. Ainda a expectativa de quem termina a Teologia ir para a experiência pastoral na Paróquia.
Muita ansiedade. Muitas expectativas.

Tudo será profundo e valerá à pena, porém, se for vivido na intensa amizade com o Senhor. Do contrário, não passará de ansiedade que esgota e expectativas que frustram. Se não vivermos cada momento na presença de Jesus e elaborarmos cada vivência à luz da fé prática na divina Providência, a vida não passará de um acúmulo de tarefas e uma sequência de episódios mais ou menos marcantes.

Um dos objetivos do Seminário, é, justamente ajudar que os jovens conheçam a Jesus e solidifiquem sua amizade com Ele. Com o passar dos anos, a maturidade humana de cada um deve conduzir a uma maturidade espiritual que, relativizando as aparências e ilusões, se concentre no essencial: a vida em Cristo.
Todos esses anos na Casa de Formação e o contato diário com os jovens vocacionados, além doa anos de padre que o Senhor me concedeu já experimentar, me ajudaram a entender que sem esta íntima amizade com Jesus já no período do seminário, feita de muitos momentos com Ele, não podemos agüentar o peso do ministério que logo se faz presente, com as ansiedades e expectativas, correrias e canseiras de cada novembro elevadas ao máximo.

O seminário, pois, é um treino para a vida ministerial. Que seja um treino de garra! Que seja na amizade com Jesus! Sem Ele, nada tem o sentido e o sabor que deve ter para um homem de Deus!

Com abraço e bênção, Padre Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ViSUALIZAÇÕES