O Seminário Diocesano Nossa Senhora do Carmo, voltando às suas atividades, realizou – como em todos os anos – com a participação dos seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia, o retiro espiritual de início de ano.
O retiro foi realizado nas dependências do próprio Seminário, no período de 7 a 11 de fevereiro, e foi orientado pelo terceiro ano consecutivo pelo competente Pe. Paiva, sj.
Ao longo do retiro, Pe. Paiva trabalhou as figuras de alguns personagens bíblicos, tais como Abraão, o arameu errante, Maria Santíssima e São José, que caminhavam de tenda em tenda, de acampamento em acampamento, para cumprir os desígnios do Senhor. O Padre lembrou-nos que nossa vida, como a de todo cristão, é um constante peregrinar pelas sendas do Senhor, sempre com plena solicitude ao seu chamado.
Peregrinar muitas vezes exige sacrifícios, renúncias e entrega total. Neste sentido, a exemplo destas grandes figuras, entende-se que é “pela fé” (cf. Hb 11,1-40) que caminhamos numa confiança inabalável na esperança do encontro profundo com Senhor da Vida. No encontro com o Senhor Jesus, transformamos nosso semblante, todo nosso ser, pois Ele “é o autor e o consumador de nossa fé” (Hb 12, 1).
Iniciamos, portanto, este novo ano, fortalecidos pela Palavra de Deus para o árduo combate proposto que a vida impõe-nos ciclicamente.
Nosso afetuoso abraço e nossa admiração ao Pe. Paiva, que contribuiu eficazmente para esta nossa preparação espiritual inicial.
Victor Henrique Valentim da Silva – 3º FIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário