Convivência
Nas primeiras semanas do mês de julho, logo que as aulas foram encerradas, estivemos no seminário para um tempo de formação intensiva e para as missões. Um tempo bastante precioso, uma vez que nos possibilita fazer o que nem sempre conseguimos durante o ano letivo: dedicar grande parte do nosso tempo à formação espiritual e pastoral.
Estiveram conosco o diretor espiritual de nossa casa de formação, Pe. Paulo Mazzi; o Dr. Pe. Waldecir Gonzaga, que nos acolheu em sua paróquia para as missões; o Pe. Marcelo Cervi, a cuja paróquia fomos para participar de uma missa, da formação com ele e de uma confraternização.
Nos dias 04 e 05 de julho, o Pe. Paulo Mazzi, a partir de alguns autores consagrados da espiritualidade (Henri Nouwen, Thomas Green, Carlos Mesters) e de um subsídio da CNBB, trabalhou o tema da leitura orante da Bíblia com muita propriedade. Mais que um momento de formação, foi uma oportunidade para todos reverem o seu modo de orar a Palavra de Deus, pois ele ofereceu-nos algumas pistas para uma oração atenta e verdadeira.
Nos dias seguintes, o Pe. Waldecir, ainda trabalhando o tema da Sagrada Escritura, mostrou-nos seu uso pastoral. Desenvolveu o tema da animação bíblica da pastoral, a partir da leitura feita por dom José Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR). Aproveitou o momento também para trabalhar o tema desenvolvido por ele junto aos assessores das pastorais de nossa diocese, uma vez que ainda respiramos os ares da 6ª Assembleia Diocesana de Pastoral. O tema foi “a identidade da Igreja Particular e suas forças vivas”.
Na sexta feira, pela manhã participamos de uma missa na matriz de são João Batista de Bebedouro, presidida pelo Pe. Marcelo, ao som do majestoso órgão de tubos. Em seguida, no Colégio Anjo da Guarda daquela cidade, participamos da formação com ele e da confraternização que as irmãs doroteias, responsáveis pelo Colégio, nos ofereceram. Em sua formação, Pe. Marcelo abordou os objetivos das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas pelos bispos reunidos na 49ª Assembleia da CNBB deste ano. No tocante à formação dos futuros presbíteros, desenvolveu o tema da maturidade humana e do uso da internet nos nossos tempos e, especialmente, dentro do seminário.
Agradecemos a todos as importantes contribuições que nos deram. De modo muito especial, agradecemos às irmãs doroteias de Bebedouro que nos acolheram muito carinhosamente no Colégio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário