Bíblia, carta de amor enviada por Deus
Meus queridos seminaristas, leitores e leitoras deste boletim, como acontece todos os anos, a Igreja do Brasil desde 1971, impulsionada pela renovação proposta pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), onde a Palavra de Deus se tornou mais acessível a todos os grupos eclesiais, para reflexão, estudo e catequese, dedica um mês para a Bíblia Sagrada.
Este ano, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, propõe como livro de estudo para este mês, o livro do Êxodo, nos seus capítulos 15,22 a 18,27, conhecido como o “Livro da Travessia”. O tema do mês da Bíblia deste ano é “Travessia passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
Considerando essas propostas, é bom e salutar, como formandos que buscam configurar-se a Cristo Bom Pastor, que na casa de formação, orientados pelo projeto formativo, a Palavra de Deus ocupe a cada um, de tal modo que se exercitem na escuta, na leitura e na meditação da Sagrada Escritura, proporcionando para si, momentos de Lectio Divina (Regulamento do Seminário n. 82). Que isto não aconteça somente no mês de setembro, mas que perdure durante toda a nossa vida, para que mergulhando nos textos sagrados, acolhamos esta carta de amor que Deus escreveu e enviou para cada um de nós.
A propósito de carta de amor, dizia São Gregório Magno escrevendo a seu amigo Teodoro: “Dizem-me que estás realizando as coisas mais belas e importantes; mas me contam também que não encontras tempo para ler a Bíblia. Escuta-me bem: se o imperador escrevesse uma carta, terias coragem de descartá-la antes de a ter lido inteira? Certamente que não! Pois bem, o próprio Deus nos escreveu uma carta de amor para a nossa salvação... Aprende, portanto, a conhecer o coração de Deus pelas palavras de Deus, e assim suspirar com mais ardor pela eternidade”.
Acolhamos, pois o ensinamento de São Gregório: vamos aprender a conhecer o coração daquele que nos chamou, por meio da sua palavra; entremos no mundo da bíblia, para que familiarizados com ela nos familiarizemos também com o nosso criador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário