É inevitável não falar como Nossa Senhora, mãe de Jesus, deve ser tida como mãe por todos os sacerdotes ainda mais por que eles devem sempre agir in persona Christi.
As palavras do Papa João Paulo II aos Seminaristas “O homo Dei que vocês deverão ser, ou é gestado neste tempo de seminário ou não o será nunca mais” (Seminario Bom Jesus – Aparecida, 4 de julho de 1980) muito me inspira, pois como um candidato para o Seminário (hoje no curso Propedêutico), relacionar a gestação deste homo Dei com a gestação de Jesus através Maria, é lembrar que ela deve estar sempre presente na formação presbiteral, pois, se pela graça de Deus a Santa Igreja confiar a estes canditados o Sacramento da Ordem estes serão Alter Christi. Cristo que foi gestado, cuidado e educado por Maria.
Por isso que os seminaristas em meio as cinco dimensões formativas (Humana afetiva, Espiritual, Intelectual, Pastoral e Comunitária) devem ter sempre em seu coração um vinculo com Maria, mãe e educadora.
Por Maria deve perpassar todos aqueles que a seu Filho quer se configurar.
Lembremos sempre das palavras finais do Papa João Paulo II aos seminaristas: “Confio a Nossa Senhora Aparecida cada um de vocês e todos os jovens deste querido Brasil chamados ao sacerdócio.”
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós !
Cleber Bernardo (PROP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário