IDAS E VINDAS.... SEMPRE EM MISSÃO
Acabamos de nos despedir do Pe. Flávio Profito como formador da Filosofia. Abraçamos o pe. Marciel que vem assumir este trabalho. Idas e vindas... sempre em missão! Com esta realidade, nossas casas formativas iniciam o mês missionário, compreendendo que nossa vocação e missão não pertencem a nós, mas fazem parte de um sonho de Igreja e de suas necessidades.
Neste mês de outubro, comumente chamado de “Mês missionário”, a Igreja nos convida a descobrir nossas raízes de gente enviada, pelo Batismo, a anunciar a Palavra que salva e dá sentido ao ser humano, sensíveis às urgências do anúncio que a Igreja nos apresenta.
Depois da Conferência de Aparecida, nos Seminários do Brasil tem havido um grande esforço para despertar o sentido missionário da vocação presbiteral. Formadores e formandos muitas vezes são interpelados pela própria vida da Igreja: como abrir-nos ao apelo de um ministério presbiteral que ultrapasse o âmbito diocesano?
Recebemos recentemente um DVD enviado por Dom Esmeraldo Farias de Barreto, Bispo de Santarém do Pará e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, que narra algumas experiências que tem ajudado os jovens seminaristas a sentir o apelo missionário em sua caminhada formativa. São situações simples e fortes, que questionam, despertam, impulsionam...
Bem sabemos, porém, que o missionário não vai em seu nome e não parte por sua própria conta. É sempre um enviado de Deus, em nome da Igreja. Que este mês missionário, então, desperte nos jovens corações dos que se prepararam para o presbiterado o desejo de ir além.... mas desperte também, na nossa Igreja Diocesana enquanto tal, o desejo de enviar e os projetos missionários que alimentarão este desejo de ir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário