O livro é estruturado de maneira muito interessante: através de temas e não como se faz usualmente a partir de datas, os autores percorrem a história do nosso país, com um estilo também interessante: contam o dia-a-dia dando a vida a todos os que foram autores da história: em primeiro lugar os índios, depois os europeus que vieram e os negros para cá trazidos.
As instituições que ajudaram a formar o país são retratadas de maneira articulada e viva: fala-se da coroa portuguesa, da Igreja Católica, das cidades nascentes, dos engenhos de cana, do sistema escravista, da monarquia e da república brasileira, e assim por diante, procurando dar a cada uma delas a sua importância e descobrindo-lhes, ao mesmo tempo, as glórias e as fraquezas.
Chama a atenção também a linguagem fácil e acessível e a riqueza de detalhes, que quase nos desenham a realidade narrada e, ainda, a coragem de descrever, num único livro uma história do Brasil densa, capaz de nos ajudar a entende que povo somos hoje, onde estão nossas raízes e quais os agentes que ajudaram ativamente a formar nossa sociedade, nossa cultura, economia e nação.
DEL PRIORE, M., & VENANCIO, R., Uma breve história do Brasil. São Paulo : Ed. Planeta do Brasil, 2010 (320 páginas, R$ 39,90)
Nenhum comentário:
Postar um comentário