O Reitor do Seminário - Propedêutico Pe. Luiz Gustavo Scombatti



A Bíblia em nossa Vida

Seguindo a tradição da Igreja no Brasil, o mês de setembro é dedicado à Sagrada Escritura para que os católicos tomem cada vez mais consciência da do valor que a Bíblia possui em sua caminhada de fé. Por diversas vezes, falamos que Deus se comunica conosco de vários modos, dentre os quais está a Palavra Revelada ao longo da história da humanidade.

Precisamos sempre ter uma boa formação bíblica, não apenas para dizer que sabemos trabalhar com a Sagrada Escritura, mas para que possamos trazer principalmente para nossa vida os ensinamentos nela contidos. Saber trabalhar com a bíblia é algo que deve ser aprendido desde os primeiros ensinamentos sobre a fé que devem ser realizados em família, Em muitas ocasiões ficamos esperando que os catequistas ensinem as crianças a “mexer” na bíblia, mas não podemos nos esquecer jamais que os primeiros catequistas são sempre os pais.

Não pode mais ser concebível para um cristão não ter a Palavra de Deus em sua casa, mas ela não pode ser apenas mais um “objeto de decoração” nas estantes, e sim, como lugar aonde Deus vai se revelando aos homens desde todos os tempos. Mas jamais podemos nos esquecer que não podemos interpretar a bíblia com a nossa vontade e sim devemos entendê-la e estudá-la fundamentada com uma sã teologia baseada também com a Tradição e no Magistério da Santa Mãe Igreja.

Todas as vezes que nos colocamos diante da Palavra de Deus precisamos fazer uma “Leitura Orante”, ou seja, devemos trazer para a vida os ensinamentos contidos na Sagrada Escritura, assim, veremos que aquilo que foi escrito no passado é cada vez mais atual quando nos deparamos com o nosso caminhar na fé. Para que possamos cada vez mais entender de modo correto a Sagrada Escritura, não podemos perder os momentos de formação que são oferecidos ao longo de toda nossa caminhada formativa e através das formações pós – seminário, ou seja, através da formação permanente. Esta formação não pode ser vista apenas como um momento de nossa vida, mas sim é algo que deve perpetuar por todo sempre.

Por fim, queremos que a Sagrada Escritura seja sempre a constante revelação do amor divino completado em Jesus Cristo e continuado ao longo de toda história, ou seja, não podemos anular o Antigo Testamento e viver apenas o Novo, mas precisamos sempre fazer a leitura do projeto que Deus tem para toda a humanidade desde todos os tempos, para que assim, nós também nos consideremos como destinatários da história da salvação dada gratuita por Deus para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ViSUALIZAÇÕES