Que Livro estou lendo ? (2/2)



FILOSOFIA PARA ENTENDER TEOLOGIA

Este grosso e interessante volume tem um objetivo curioso: selecionar alguns conteúdos filosóficos que influenciaram seja a teologia que a doutrina cristã ao longo dos séculos. É um projeto audacioso: examina tópicos de Platão, dos estóicos, de Plotino, de Aristóteles... destaca elementos do nominalismo, do humanismo, racioalismo, empirismo e iluminismo, bem como do existencialismo e da fenomenologia e os coloca criticamente em conexão com a atividade dos teólogos, fazendo-nos perceber como as linhas de pensamento influenciam, de certa forma, nossa concepção das questões centrais do conhecimento teológico e também do próprio conteúdo da fé.

O livro é uma grande ajuda aos nossos estudantes do Seminário e a todos os presbíteros que se interessam pela fundamentação séria da teologia, que nos liberta de duas tendências perniciosas do discurso teológico nas bases: o dogmatismo (tanto da Palavra tomada ao pé da letra quanto da apologética e o “achismo”: acho isso ou acho aquilo e assim é. Só uma teologia bem fundada em suas fontes e sustentada num discurso filosófico convincente pode livrar-nos de superficialidades tão antagônicas...

O problema é que, em nossos dias, muitos duvidam do valor da filosofia diante da teologia e até que ponto pode existir uma mútua ajuda pois muitas vezes o desconhecimento ou o conhecimento supercifial de algum termo chave ou conceito filosófico acaba prejudicando a compreensão do conteúdo teológico.

Nesse sentido, concordo com o autor quando diz: “Não admira que a conhecida pergunta retórica de Tertuliano: ‘O que Atenas tem a ver com Jerusalém?’ seja tão popular entre os estudantes. A eles não foi mostrado que o conhecimento filosófico nos capacita a apreciar mais profundamente o significado de virtualmente qualquer formulação doutrinária relevante e qualquer teólogo importante. Eles tem a impressão de que a filosofia é de pouca utilidade; assim, seguem seus caminhos perdendo a oportunidade de ter um contato mais frutuoso com a teologia...”

Um livro, portanto, bom e oportuno, que ajuda a pensar muitas questões teológicas do Ocidente Cristão a partir de várias reflexões filosóficas. Uma leitura densa mas prazerosa que nos ajuda a repassar os momentos mais vistosos da história da filosofia e, conseqüentemente, várias partes da história da teologia. (ALLEN D. e SPRINGSTED E., Filosofia para entender Teologia. Santo André : Academia Cristã; São Paulo : Paulus, 2010)

Pe. Marcelo A. Cervi Professor de Escatologia no CEARP (Centro de estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ViSUALIZAÇÕES