O Reitor do Seminário - Propedêutico e Filosofia Pe. Marciel Silva de Lima

Férias: tempo de repouso? 

Caros seminaristas, saudações a todos.

Depois de um tempo intensivo dedicado aos mais variados aspectos que compõem o processo formativo, eis agora o momento de desfrutarmos de um tempo de repouso junto aos nossos familiares, em nossos lares. Este tempo não deve ser para nós um momento de fuga da realidade formativa, onde nos esquecemos dos momentos vividos na casa de formação.

Sabemos que somos fortemente tentados a abandonar o ritmo empreendido no seminário, pois dentro dele gozamos de certa proteção: estamos amparados por um horário que vai regendo o nosso dia-a-dia; contamos com a presença constante dos formadores que amparados pela assistência do Divino Espírito, vão nos mostrando o caminho a ser seguido; nos preocupamos com os muitos afazeres acadêmicos trazidos para casa da faculdade, etc. O que fazer, portanto, quando por um período, mesmo que seja curto, não estaremos em contato com todas essas realidades? Nos esquecermos de que estamos inseridos num processo formativo deixando de lado tudo o que o seminário tem nos oferecido e nos entregarmos às muitas oportunidades que o estar fora dele possa nos oferecer? Não! Creio que fora dele, junto de nossos familiares, insisto, mesmo que por um curto período de tempo, seja o momento de nos exercitarmos em tudo aquilo que até então temos tido a oportunidade de absorvemos.

Que este período de “férias” possa ser para nós, sim, um momento de repouso, mas também um momento para nos projetarmos para o segundo semestre que aí está e, cultivando as virtudes daquele que nos chamou, o Senhor Jesus, possamos, auxiliados por nossos pais, irmãos, irmãs, desenvolvermos nossas “potencialidade humanas” e crescermos no seguindo do Senhor.

Levemos conosco enfim, as palavras do Papa Bento XVI proferidas na oração do Ângelus do último dia 03 de julho: “Deixemos amplo espaço à leitura da Palavra de Deus, em particular do Evangelho, que vocês não deixarão de levar nas vossas malas estas férias. Ir de férias não se trata simplesmente de sair para encontrar descanso, trata-se de viver de uma maneira nova as nossas relações com o nosso próximo, com Deus, tomando o tempo que isso requer”.

Boas férias a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ViSUALIZAÇÕES