com outra bem maior, na qual estão os diretores espirituais (Pe. José Sidney G. Lima, Pe. Paulo Miki, Pe. Marciel Silva Lima e Pe. Luís Fernando Neris de Souza), psicólogas (Dra. Eliete Cascaldi Sobreiro e Dra. Karina Cestari) e muitos professores.
O Seminário Maior Diocesano “Nossa Senhora do Carmo”, como instância que acolhe os seminaristas de filosofia e teologia foi fundado no ano jubilar 2000 por Dom Luiz Eugênio Peres. A data oficial de sua inauguração é dia 19 de março de 2002, sendo primeiro Reitor o Pe. José Sidney Gouvêa de Lima, sucedido pelo reitor atual, Pe. Marcelo Cervi, desde janeiro de 2004.
O Curso Propedêutico foi iniciado no ano 1999, por Dom Luiz, tendo como primeiro formador o Pe. José Sidney Gouvêa de Lima, sucedido pelos Padres Rogério Ari, Waldecir Gonzaga, Flávio Profito, Adilson Pedro e, atualmente, Luiz Gustavo Scombatti.
Contudo, as origens de nosso Seminário Diocesano, como Instituição formativa, podem ser buscadas naquele primeiro Seminário, chamado Seminário Preliminar “São José”, fundado por Dom Antonio Augusto de Assis no ano 1937 e que teve como primeiro Reitor o Mons. Aristides da Silveira Leite. Posteriormente colaboraram os padres Tito Vita e José Varani.
No ano 1952, foi oficializado o Seminário Menor Diocesano “Nossa Senhora do Carmo”,que teve como reitores os padres Luiz Gonzaga Gonçalves, José Varani e Alberto Maccheroni Jr.
A partir de 1970, o Seminário Menor deixa de existir e os seminaristas de Filosofia e Teologia encontram-se em várias Instituições Formativas em diferentes dioceses do estado, destacando-se o Seminário Central do Ipiranga, o Seminário de São Carlos, o Colégio Mater Ecclesiae em Roma e o Seminário de Brodowski, de onde voltaram os últimos seminaristas no ano 2001, aqui estando até a presente data.
Portanto, os seminaristas de hoje trazem consigo 73 anos de tradição formativa presbiteral de nossa Diocese, orientados por Dom Fernando, que impulsionou a busca de um grande Plano Formativo, e que se faz presente em todos os momentos, acompanha a vida do Seminário com vivo interesse, com sua experiência formativa e diretrizes seguras. Nosso desejo é que o Seminário, em plena sintonia com o Bispo e a realidade da Diocese, seja sempre fiel à missão de formar presbíteros, ícones do Bom Pastor, para os tempos em que vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário